Capacitação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental: uma abordagem significativa de conceitos físicos

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Carlos Ariel Samudio Pérez Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
Palabras clave: Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Ensino de Ciências na Educação Básica, Formação de Professores.

Resumen

Neste artigo, apresenta-se o processo de elaboração e desenvolvimento de um curso de extensão destinado à capacitação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Salomão Iochpe, na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, sobre conceitos físicos presentes nessa etapa de ensino. Nessa proposta didática, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa, desenvolveu-se, inicialmente, a metodologia de ensino, com a abordagem dos conceitos e das concepções dessa teoria. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e relatos das atividades desenvolvidas, em que os cursistas transpuseram os assuntos abordados em novos contextos. Com base nos registros dos encontros, constatou-se que os participantes compreenderam genuinamente os tópicos tratados. Da mesma forma, os mapas conceituais demonstraram que eles foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Por fim, o curso foi classificado como excelente pelos participantes. Assim, concluiu-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para que nele se desenvolvam o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Cómo citar

Darroz, L. M., Werner da Rosa, C., Becker da Rosa, Álvaro, & Samudio Pérez, C. A. (2012). Capacitação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental: uma abordagem significativa de conceitos físicos. Revista Iberoamericana De Educación, 60(3), 11. https://doi.org/10.35362/rie6031309
Publicado
2012-11-15
Sección
- Recursos didácticos