Estudo de conceitos físicos no ensino fundamental: Atividades experimentais e modelagem matemática

Autores/as

  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Luiz Marcelo Darroz Carlos Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
  • Ariel Samudio Perez Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie632639

Palabras clave:

ensino fundamental

Resumen

O artigo apresentado refere-se a uma pesquisa realizada entre estudantes da 4a série (5.º ano) do ensino fundamental, durante as aulas de Ciências. O objetivo do estudo é indagar sobre as possibilidades e os limites na abordagem de conceitos como velocidade e momento de uma força, tomando como referência a modelagem a partir de atividades experimentais. Tendo como pressuposto a necessidade de abordar conhecimentos de Física e de introduzir a matemática como linguagem para leitura dos fenômenos físicos, o estudo descreve as atividades experimentais realizadas com os estudantes e os resultados obtidos. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e pelos relatórios escritos, entregues pelos estudantes, sujeitos da pesquisa. Além das questões vinculadas aos dados empíricos, a presente pesquisa aborda o processo de modelização associado ao ensino de Física, discutindo os modelos na Ciência e no ensino de ciências. Como resultado, o estudo aponta para a viabilidade da proposta e para a importância da atividade experimental como ferramenta didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bertrand, Y. (2001). Teorias contemporâneas da educação. 2ª ed. Montreal: Éditions Nouvelles.

Carvalho, A. M. P. et al. (1998). Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione.

Coll, C. et al. (2004). O construtivismo em sala de aula. 6 ed. São Paulo: Moderna.

D’ambrosio, U. (1986). Da realidade à ação reflexões sobre educação e matemática. Campinas, SP: Editora UNICAMP.

Diez Arribas, S. (1996). Experiências de Física na escola. 4ª ed. Passo Fundo: Ed. Universitária.

Gilbert, J. K., e Boulter, C. J. (1998). Aprendendo ciências através de modelos e modelagem. In D. COLINVEAUX (Org.), Modelos Mentais e Educação em Ciências. Rio de Janeiro. Ravil.

Kneller, G. F. (1980). A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo, EDUSP.

Levy, L. F., e Espírito Santo, A. O. (2006). A teoria da complexidade e o ensino-aprendizagem de ciências e matemática via modelagem matemática. Revista ibero-americana de educação matemática. Espanha, 6, 21-29.

Matui, J. (1995). Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna.

Pietrocola, M. (Org.). (2001). Ensino de Física: conteúdos, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis, Editora da UFSC.

Pinheiro, T. F. (1996). Aproximações entre a ciência do aluno na sala de aula da 1a série do 2.º grau e a ciência dos cientistas: uma discussão. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Pinheiro, T. F.; Pinho-Alves, J. e Pietrocola, M. (2001). Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da matemática no conhecimento científico. In M. PIETROCOLA (Org.), Ensino de Física: conteúdos, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. (pp. 33-52). Florianópolis, Editora da UFSC.

Rangel, A. P. (2002). Construtivismo: apontamento e falsas verdades. Porto Alegre: Ed. Mediação.

Rosa, C. W.; Rosa, A. B. e Pecatti, C. (2007). Atividades experimentais de física nas séries iniciais: relato de uma investigação. Revista Electronica Enseñanza de las Ciências, 6 (2), 263-274.

Rosa, C. W.; Heineck, R. e Rosa, A. B. (2004). Desenvolvendo experiências de Física nas séries iniciais. XXI Encuentros de didáctica de las ciencias experimentales: la didáctica de la ciencias experimentales ante las reformas educativas y la convergencia europea, 21, 2004, Universidad del País Vasco – Bilbao – San Sebastián – Espanha. Anais . San Sebastián, Espanha.

Cómo citar

Rosa, C. W. da, Becker da Rosa, Álvaro, Darroz Carlos, L. M., & Samudio Perez, A. (2013). Estudo de conceitos físicos no ensino fundamental: Atividades experimentais e modelagem matemática. Revista Iberoamericana De Educación, 63(2), 2. https://doi.org/10.35362/rie632639

Publicado

2013-11-15

Número

Sección

- Didáctica de las Ciencias y la Matemática

Artículos más leídos del mismo autor/a