Caminhando pelo sistema solar: análise de uma atividade lúdica para estudar escalas astronômicas

Autores/as

  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Alisson Cristian Giacomelli Universidade de Passo Fundo
  • Cleci T. Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie72298

Palabras clave:

sistema solar; escalas astronômicas; atividade lúdica., sistema solar, escalas astronômicas, atividade lúdica.

Resumen

O presente trabalho parte da necessidade de desenvolver atividades que possibilitem aos estudantes a construção da noção sobre os valores astronômicos e sua comparação com situações vivenciais. Além disso, tem como referencial a identificação de que a ludicidade no ensino é uma alternativa para promover a participação ativa dos estudantes, qualificando seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo relatar a aplicação de uma proposta didático-metodológica envolvendo atividades lúdicas sobre escalas astronômicas, de modo a investigar a sua viabilidade. A atividade foi desenvolvida com um grupo de estudantes do ensino fundamental e teve como instrumento de coleta de dados o registro dos seus questionamentos durante sua realização. Como resultado, o estudo apontou para a viabilidade da proposta, mostrando que, em atividades lúdicas e de envolvimento ativo dos estudantes, eles questionam e indagam de forma mais significativa e em maior quantidade que em atividades expositivas de sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. (E. S. Abreu, Trad.). Rio de Janeiro: Contraponto.

Bardin, L. (2004). A análise de conteúdo. (L. A. Reto e A. Pinheiro, Trad.). 3. ed. Lisboa: Edições 70.

Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.

Camargo, A., Lindemeyer, C., Irber, C. … Ramos, M. (2011). A pergunta na sala de aula: concepções e ações de professores de Ciências e Matemática. In VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, 05-09 dezembro 2011. Anais..., ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Caniato, R. (2011). O céu. Campinas: Átomo.

Costa, J., Caldeira, H., Gallástegui, J. ... Otero, J. (2000). An analysis of question asking on scientific texts explaining natural phenomena. Journal of Research in Science Teaching, (37), 602-614.

Darroz, L., Rosa, C., Rosa, Á. ... Pèrez, C. (2014). Evolução dos conceitos de astronomia no decorrer da educação básica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, (17), 107-121.

Demo, P. (2007). Aposta no professor. Porto Alegre: Mediação.

Langhi, R. (2009). Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. (Tese de doutoramento em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências - Bauru). Universidade Estadual de São Paulo, Brasil.

Langhi, R., Nardi, R. (2007). Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24, (1), 87-111.

Maluf, A. C. M. (2006). Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. Psicopedagogia, Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=850>.

Piaget, J. (1990). A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.

Rodrigues, M. (2014). Oito motivos para olhar para o céu: entenda por que olhar para o céu continua fundamental. Abril, Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudos-astronomia-623930.shtml>.

Teixeira, C. E. J. (1995). A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola.

Vigotski, L. S. (1999). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (J. Neto, L. Barreto, S. Afeche, Trad.). (6ª. ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Cómo citar

Becker da Rosa, Álvaro, Giacomelli, A. C., & Werner da Rosa, C. T. (2016). Caminhando pelo sistema solar: análise de uma atividade lúdica para estudar escalas astronômicas. Revista Iberoamericana De Educación, 72(2). https://doi.org/10.35362/rie72298

Descargas

Publicado

2016-11-15

Número

Sección

- Didáctica de las Ciencias y la Matemática

Artículos más leídos del mismo autor/a