Introducción. Enseñanza de la tecnología

Autores

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie280956

Resumo

A educação tecnológica tem sido motivo de atenção por parte dos responsáveis de definir as políticas educativas durante os últimos anos. As reformas operadas nos sistemas educativos e, em particular, nos currículos do ensino médio e básico, buscaram na educação tecnológica parte da resposta às demandas das novas configurações societárias e dos mercados de trabalho.

Mas nem sempre os conhecimentos tecnológicos e seu ensino ocuparam um lugar significativo na formação dos cidadãos; na realidade, quase nunca estiveram presentes.

No entanto, não se deve pensar que a incorporação deste tipo de ensino é um processo acabado e consolidado. Pelo contrário, estamos assistindo às primeiras tentativas de estabelecer uma mudança epistemológica para esta disciplina dentro dos processos ensino-aprendizagem, que têm lugar num contexto de contradições conceituais e preconceitos pseudocientíficos.

Parece que estes são alguns dos obstáculos mais importantes a que deve enfrentar a educação tecnológica antes de obter «carta de cidadania» nos currículos de nossos sistemas educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Martínez Santiago, R. (2002). Introducción. Enseñanza de la tecnología. Revista Ibero-Americana De Educação, 28, 7–9. https://doi.org/10.35362/rie280956

Publicado

2002-01-01

Edição

Secção

- Apresentação

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>