Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie250985

Resumen

Nossa intenção, manifestada no planteamento prévio que fizemos aos autores convidados, era a de revisar a evolução da profissão docente em relação com as reformas que há mais de dez anos se vêm dando nos sistemas educativos ibero-americanos, e das transformações havidas nas sociedades nas que intervêm.

Tanto o Comitê Científico como a Direção da Revista enten-deram que, se as mensagens repetidas desde todas as administrações educativas reconhecem aos docentes como atores principais do processo de ensino–aprendizagem e das reformas que o afetam, deveram assignar-lhes algum papel significativo na posta em prática destas últimas.

Esse papel pode mudar, e seguramente o fez, algumas ou muitas das condições profissionais e laborais nas que os docentes desempenham seu trabalho. Também pode afetar à imagem que possuíam de si mesmos ou às expectativas e o reconhecimento que outros atores tinham ao respeito deles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Notas:

1. Pode-se cair em tentação de estabelecer uma relação de causalidade entre as mudanças nas sociedades e as reformas educativas. No entanto, é preferível manter aberto o debate sobre os verdadeiros motivos que impulsionaram às administrações educativas à adoção de políticas dessa natureza.

2. Escola como cristalização e emergente representativo da forma organizativa adotada por uma sociedade para cumprir com sua função educadora.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2001). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 25, 11–14. https://doi.org/10.35362/rie250985

Publicado

2001-01-01

Número

Sección

- Presentación