Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie250985Resumen
Nossa intenção, manifestada no planteamento prévio que fizemos aos autores convidados, era a de revisar a evolução da profissão docente em relação com as reformas que há mais de dez anos se vêm dando nos sistemas educativos ibero-americanos, e das transformações havidas nas sociedades nas que intervêm.
Tanto o Comitê Científico como a Direção da Revista enten-deram que, se as mensagens repetidas desde todas as administrações educativas reconhecem aos docentes como atores principais do processo de ensino–aprendizagem e das reformas que o afetam, deveram assignar-lhes algum papel significativo na posta em prática destas últimas.
Esse papel pode mudar, e seguramente o fez, algumas ou muitas das condições profissionais e laborais nas que os docentes desempenham seu trabalho. Também pode afetar à imagem que possuíam de si mesmos ou às expectativas e o reconhecimento que outros atores tinham ao respeito deles.
Descargas
Citas
1. Pode-se cair em tentação de estabelecer uma relação de causalidade entre as mudanças nas sociedades e as reformas educativas. No entanto, é preferível manter aberto o debate sobre os verdadeiros motivos que impulsionaram às administrações educativas à adoção de políticas dessa natureza.
2. Escola como cristalização e emergente representativo da forma organizativa adotada por uma sociedade para cumprir com sua função educadora.
Cómo citar
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes: